A equipe econômica do governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, definiu os nomes para presidir o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Há pouco, o futuro ministro da economia, Paulo Guedes, divulgou uma nota confirmando a indicação dos três nomes.
No Banco do Brasil, assume o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Rubem de Freitas Novaes, que é doutor em economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, a mesma instituição em que Paulo Guedes concluiu doutorado. Novaes também já dirigiu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de ter sido professor da FGV e presidente do Sebrae.
A Caixa Econômica Federal vai ser presidida pelo economista Pedro Guimarães. Ele é PhD em Economia pela Universidade de Rochester, com especialização em privatizações e mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, com passagem por diversas instituições – como banco Bozano, Simonsen, banco BTG Pacutal e banco Brasil Plural.
Já o Ipea vai ser comandado por Carlos Von Doellinger, economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que integra a equipe de transição de governo. Pesquisador aposentado do Ipea, von Doellinger ocupou o cargo de secretário do Tesouro Nacional e presidiu o Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj).