Começa julgamento de três réus acusados de atacar judeus em Porto Alegre

Sentença será conhecida somente na sexta-feira

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

O julgamento de mais três réus do caso do grupo de skinheads que atacaram judeus no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, em 2005, começou nesta quinta-feira, às 10h, e prossegue até amanhã. Dez testemunhas serão ouvidas. O júri, presidido pela Juíza Cristiane Busatto Zardo, ocorre na 2ª Vara do Júri do Foro Central da Capital.

Ao todo, nove réus foram arrolados ao processo: três estão sendo julgados hoje, três já foram condenados e outros três serão julgados em março de 2019. Nesta quinta-feira estão sendo julgados Israel Andriotti da Silva, Daniel Vieira Sperk e Marcelo Moraes Cecílio. O trio é acusado de tentar matar Rodrigo Fontella Matheus e agredir outros dois homens.

Logo após o sorteio dos jurados, teve início o julgamento com o relato de uma das vítimas de agressão, no dia em que Rodrigo Fontella foi esfaqueado. Assim como ocorreu no júri anterior sobre o caso, a promotora do Ministério Público, Lúcia Callegari, irá utilizar na acusação material de cunho nazista que foi apreendido na residência de um dos réus. Bandeiras, CDs, punhal e livros com referência ao nazismo foram colocados em um carrinho em frente ao júri.

Em 19 de setembro deste ano, Laureano Vieira Toscani, Fábio Roberto Sturm e Thiago Araújo da Silva foram condenados por tentativa de homicídio triplamente qualificado – por motivo torpe (discriminação racial), meio cruel e recurso que dificultou a defesa das vítimas. As penas somam 38 anos e oito meses de prisão para cada um. Sturm e Silva puderam recorrer em liberdade.

O julgamento de mais três réus: Valmir Dias da Silva Machado Júnior, Leandro Maurício Patino Braun e Leandro Comaru Jachetti acontecerá nos dias 22 e 23 de março de 2019.
O grupo foi investigado por motivações raciais, já que os suspeitos seriam integrantes de um grupo de skinheads (extremistas de direita, defensores da supremacia dos brancos sobre outras raças) que pregava ódio contra judeus, homossexuais e negros.