Com o objetivo de coibir o comércio irregular e a mendicâncias nas composições, a Trensurb está lançando nova campanha de combate a essas práticas. O objetivo é desestimular essas ações a partir da conscientização dos passageiros, que são orientados a não contribuírem com as práticas. A campanha traz como foco as relações de “sem compradores, sem vendedores; sem doadores, sem pedintes”.
Conforme o regulamento do usuário da Trensurb são proibidas práticas de comércio ou semelhantes no interior dos trens, mas os usuários se deparam diariamente com dezenas de vendedores e pedintes. Os passageiros são convidados a comprar desde carregadores e e fones de ouvido, até doces, peças de vestuário, carteiras, acessórios para celular, rifas e afins. Os mendicantes normalmente apresentam histórias de doenças ou falta de recursos para alimentar crianças pequenas, e há ainda quem convide os viajantes a participar de abaixo-assinados.
A Trensurb também ressalta que serão intensificadas as ações de blitzes da área operacional, igualmente com o objetivo de coibir essas práticas. Para Janyo Aires, gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, “as pessoas que querem vender precisam utilizar os espaços comerciais que a empresa oferece. No trem, os usuários querem ter uma viagem tranquila”.
Os passageiros podem denunciar o comércio irregular e a mendicância no metrô ligando para a Ouvidoria da empresa, nos dias úteis, das 7h às 19h, no número (51) 3363-8477 ou entrando em contato por meio do telefone de emergência da Trensurb, (51) 3363-8026, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.