Presidente eleito se reúne com Mozart Ramos, do Instituto Ayrton Senna

Ex-reitor da UFPE é cotado para assumir o Ministério da Educação

Foto: Juan Guerra/Divulgação

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, se reúne amanhã com o diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, em Brasília. Em nota, o instituto informou que a reunião técnica dá continuidade à outra que ocorreu há uma semana com o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni. O comunicado esclarece que “foram apresentados um diagnóstico e caminhos de melhoria para a educação brasileira, preparados pelo Instituto Ayrton Senna”.

Mozart Neves Ramos é cotado para assumir o Ministério da Educação. Porém, a mesma nota do Instituto Ayrton Senna desmente que ele tenha sido convidado. “Diferentemente do que vem sendo publicado na imprensa, Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, não foi convidado pelo novo presidente para assumir o Ministério da Educação”. Jair Bolsonaro ainda não anunciou quem vai assumir a pasta.

Ramos participou de reunião com o ministro extraordinário da equipe de transição, Onyx Lorenzoni, no último dia 14, para apresentar um diagnóstico da educação brasileira e possíveis caminhos para o setor. Alfabetização e valorização de professores foram os principais temas em debate.

Ex-secretário de Educação de Pernambuco, Ramos comandou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e presidiu entidades educacionais, como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Todos pela Educação, além de ter feito parte do Conselho Nacional de Educação (CNE).

No passado, Ramos recusou um convite para integrar o governo. A aproximação de Bolsonaro com o Instituto Ayrton Senna ocorreu enquanto ainda era candidato. O deputado convidou a presidente do instituto e irmã do piloto Ayrton Senna, Viviane Senna, para tratar de educação.