Polícia apreende cerca de 220 aves silvestres em situação irregular na Região Metropolitana

Operação Ambiente Sustentável é realizada continuamente, mas registrou número fora da curva nesta semana

Cerca de 220 aves foram apreendidas na operação Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil apreendeu nesta semana cerca de 220 aves silvestres mantidas em cativeiro de forma irregular na Região Metropolitana da Capital. Ontem foram 70 pássaros em Cachoeirinha, e hoje mais 150 em Gravataí. Conforme a delegada Marina Goltz, a Operação Ambiente Sustentável é mantida continuamente, mas os números dessa semana se destacaram.

Marina afirma que “normalmente as apreensões dão conta de 20, 30 animais, mas dessa vez os números foram maiores”, ressaltando que as ações decorreram de denúncias averiguadas pela polícia há algum tempo. As aves eram destinadas para comércio irregular e, no caso de Gravataí, também eram usadas em competições. Os responsáveis assinaram termo circunstanciado e responderão por maus tratos e comércio irregular de aves silvestres.

“Como é um crime de menor potencial ofensivo, com penas baixas, não é possível lavrar o flagrante”, explicou a delegada. As aves serão encaminhadas ao Ibama, que avalia a situação dos animais e os encaminha para criadouros conservacionistas ou devolve para a natureza.