Médicos cubanos suspendem atendimentos no RS; região Metropolitana é a mais afetada

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde estima que 2 milhões de gaúchos fiquem desassistidos até que edital preencha vagas em aberto

Desde hoje, profissionais cubanos do programa Mais Médicos deixaram de atender em 289 cidades gaúchas. Com isso, postos de saúde reduziram o número de consultas ou ficaram sem médico. De acordo com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, a saída dos cubanos deixa 2 milhões de gaúchos desassistidos até que o programa federal consiga preencher as vagas em aberto.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a região mais afetada é a Metropolitana, com 87 das 630 vagas que eram ocupadas pelos cubanos no Rio Grande do Sul. Na região Norte, a saída dos médicos caribenhos, que deixaram o programa após o presidente eleito Jair Bolsonaro antecipar a intenção de mudar as regras do Mais Médicos, deixa mais 85 vagas em aberto. No Vale do Sinos, são 57; seguido pela zona Sul – 48, Serra – 43, e Centro do RS – 41.

A cidade que perdeu o maior número de médicos é Novo Hamburgo. O município do Vale do Sinos tinha 22 profissionais cubanos prestando atendimento. Gravataí é a segunda, com 18, seguida de Santo Ângelo (15), Porto Alegre (14), São Gabriel (13), São Leopoldo (13), Taquara (13), Pelotas (12) e Viamão (12). Das 289 cidades, 181 tinham apenas um médico cubano cada.

Edital de contratação

Para tentar diminuir o impacto no atendimento ao público, o Ministério da Saúde lançou um edital emergencial de contratação. Mas a previsão é de que os profissionais selecionados comecem a se apresentar apenas em 3 de dezembro.

O salário oferecido é de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde. Como há vagas em áreas distantes, vai ser repassada ajuda de custo para o médico que solicitar. Além do requerimento, o profissional deve anexar comprovantes de residência no local.

Inicialmente, foram abertas vagas para os médicos brasileiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país. Os profissionais podem se inscrever no site maismedicos.gov.br. Para médicos brasileiros formados no exterior e profissionais estrangeiros, o governo federal prevê lançar um segundo edital, dentro de uma semana.

Vagas em aberto por regiões

Região Metropolitana de Porto Alegre: 87 vagas

Região Norte: 85 vagas

Vale do Rio dos Sinos: 57

Zona Sul: 48

Serra: 42 vagas

Centro do RS: 41 vagas

Noroeste: 39

Vale do Taquari: 33

Missões: 31

Fronteira Oeste: 26

Vale do Paranhana: 21

Vale do Rio Pardo: 21

Região Carbonífera: 19

Vale do Rio Caí: 17

Litoral Norte: 17

Sudoeste: 15

Nordeste: 13

Campos de Cima da Serra: 10 vagas

Costa Doce: 8