Dono de minimercado é preso por furto de energia na zona Norte de Porto Alegre

Estabelecimento e casa estavam com cadastro encerrado desde maio de 2014

Imagem: Divulgação CEEE

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta terça-feira, o dono de um minimercado, no bairro IAPI, zona Norte de Porto Alegre, por furto de energia elétrica. A identificação do crime foi feita por uma equipe da CEEE, que cortou o fornecimento de energia e retirou o medidor existente, por onde não havia registro de consumo. Além do estabelecimento, havia também uma residência e toda a ligação trifásica existente no local estava conectada diretamente ao poste da CEEE, sem registro de consumo desde maio de 2014.

As ações são feitas em parceria com a Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (DRCP) da Polícia Civil e fazem parte do programa de recuperação de perdas da CEEE, que começou em agosto do ano passado e representa um investimento de R$ 102 milhões. Esses recursos estão sendo aplicados em tecnologia de medição e incremento de fiscalização de furtos e fraudes, numa iniciativa financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Nos primeiros nove meses deste ano, as ações de fiscalização já foram responsáveis pelo incremento de receita da CEEE de aproximadamente R$ 63 milhões. Furtar energia elétrica configura crime continuado, previsto no artigo 155 do código penal, e pode resultar em até oito anos de prisão.