Com parceria da PRF, Estado passa a contar com 1,2 mil câmeras de monitoramento

Ato de assinatura do convênio, nessa manhã, no Palácio Piratini, contou com a presença do ministro Raul Jungmann

Assinatura do convênio ocorreu nesta manhã. Foto: Ananda Müller/Rádio Guaíba

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, assinou na manhã de hoje o convênio de videomonitoramento entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul. Na prática, as câmeras da PRF farão parte do circuito do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) implementado desde 2017. No total, com a adesão da PRF, serão 1,2 mil câmeras a serviço do videomonitoramento.

O ministro focou na importância da tecnologia como combate à criminalidade: “nós estamos tendo a possibilidade de interligar todo o sistema de monitoramento eletrônico que se tem e trabalhar com algorítimos e inteligência artificial, para que se possa, se não prever, intervir o mais rápido possível no crime”, disse. Durante a tarde, participou da inauguração da nova sede da PRF, na avenida dos Estados, na zona Norte da Capital.

O superintendente da PRF no Rio Grande do Sul, João Francisco Oliveira, enfatizou: “mais do que apenas as tecnologias, nós estamos compartilhando as informações de inteligência policial”. Ele lembrou que elas são essenciais para o enfrentamento qualificado do crime organizado. Oliveira disse ainda que o Rio Grande do Sul está avançando e “não está ilhado como antes.”

O secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, agradeceu nominalmente ao superintendente Oliveira, reforçando o “empenho, a dedicação o esforço para a área da integração”. Schirmer garantiu que “(a PRF) é, sem sombra de dúvidas, a instituição federal com quem temos a mais absoluta parceria e mais forte integração.” Por fim, agradeceu pela compreensão da polícia pela compreensão de que, “na crise, a integração é fundamental.”

Por fim, o governador José Ivo Sartori ressaltou que o SIM é um legado que a atual administração deixa para o Rio Grande do Sul. Ressaltou ainda que “a segurança é um problema nacional, mas todos têm responsabilidade”, apontando os gestores, os Estados, os municípios e os cidadãos como parte desse processo. “Nós tivemos muitos momentos de coragem, e sobretudo firmeza para enfrentar a situação que vivíamos, e hoje podemos dizer que a queda nos índices de criminalidade mostram que tomamos o caminho correto para superar isso”, finalizou.

O que é o SIM?

Atualmente, 430 dos 497 municípios gaúchos fazem parte do programa, sendo que 118 deles possuem câmeras próprias para monitoramento integrado. O principal objetivo é inibir a ação de bandidos e responder o mais rápido possível nos casos de cometimento de crime. O SIM permite ao poder público “prover melhor atendimento ao cidadão na área da segurança pública, otimizando recursos humanos e materiais, compartilhando tecnologias e informações entre os municípios e o Estado.”