Atual ministro da Controladoria-Geral da União deve permanecer no cargo na gestão Bolsonaro

Wagner de Campos Rosário já atua como oficial do Exército e é mais um militar à frente de ministérios

Atual ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário | Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil / CP

O atual ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, deve permanecer no cargo na gestão de Jair Bolsonaro. Pelo Twitter, o presidente eleito confirmou a indicação de Rosário para a pasta.

O atual ministro já atuou como oficial do Exército e é mais um militar indicado por Bolsonaro para compor seu governo. Rosário é graduado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras e mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Ele está à frente da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) desde 13 de junho de 2018, tendo atuado como ministro substituto de junho de 2017 a junho de 2018. Natural de Juiz de Fora (MG), Wagner Rosário tem 42 anos e é auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009. Tornou-se o primeiro servidor de carreira da CGU a assumir o cargo de secretário-executivo e ministro da pasta.

No órgão de controle interno do governo federal, trabalhou também na área de Operações Especiais, responsável por investigações conjuntas de combate à corrupção, em articulação com a Polícia Federal, ministérios públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado.