Sem recursos, hospitais de Canoas vão atender apenas casos de emergência a partir desta segunda

Prefeitura adverte que falta de repasses do Estado levou situação ao limite

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira, os três hospitais de Canoas vão atender apenas casos de urgência e emergência após ter implementado medidas de contingenciamento em função da falta de repasses de recursos financeiros por parte do governo do Estado ao município. Devido ao não repasse do Estado, “a situação, que não é novidade, chegou ao limite”, advertiu a Prefeitura do município. Assim, os hospitais Universitário, Pronto Socorro e Nossa Senhora das Graças deixarão de realizar procedimentos, como consultas, exames e serviços de ambulatório. As restrições serão suspensas somente quando houver a regularização dos recursos por parte do governo estadual.

O contingenciamento nos atendimentos, porém, não afetará os casos de urgência e emergência, mesmo para pacientes oriundos de outras cidades. Essas pessoas terão assistência garantida por toda a rede municipal de saúde. Canoas recebe e atende pacientes de 156 cidades do Rio Grande do Sul. Em função do cenário adverso, no entanto, serão cancelados e suspensos atendimentos eletivos já agendados.

Hoje, a dívida com o atraso dos repasses gira em torno de R$ 26 milhões e pode chegar aos R$ 37 milhões até o fim do mês, segundo nota da  Prefeitura de Canoas. “Como não há, por parte do governo do estado, previsão de quitação desses valores, a Secretaria da Saúde de Canoas precisou tomar medidas enérgicas. A situação, que não é novidade, chegou ao limite”, diz o comunicado.