Marinha da Argentina confirma que encontrou submarino sumido há 1 ano

O "ARA San Juan" foi encontrado a uma profundidade de 800 metros na região da Península Valdés, na Patagônia. Embarcação levava 44 tripulantes

Divulgação/Marinha da Argentina

O submarino Ara San Juan S-42, desaparecido em novembro de 2017, com 44 tripulantes a bordo, foi localizado neste sábado (17). A informação foi confirmada pela Marinha da Argentina e pelo Ministério da Defesa através das redes sociais.

A embarcação foi encontrada a 800 metros de profundidade na Península Valdés, na Patagônia. O local está a 600 km da cidade de Comodoro Rivadavia, onde estava o centro de operações durante a busca.

Na última quinta-feira (15), familiares das pessoas desaparecidas fizeram uma cerimônia marcando um ano do desaparecimento. Todos foram informados sobre a localização do submarino ainda antes do anúncio oficial.

A empresa Ocean infinity, que fazia buscas há meses, encontrou na última sexta-feira (16) um objeto de cerca de 60 metros de comprimento. Com um sonar, detectou-se a “grande probabilidade” de que fosse mesmo o submarino.

Ainda não há informações sobre a retirada da embarcação.