DPU ajuíza ação para garantir programa Mais Médicos

Pedido de urgência cobra manutenção das atuais regras do programa

Ação Civil Pública pede manutenção das regras atuais do Mais Médicos | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços prestados à população por meio do programa Mais Médicos, a Defensoria Pública da União (DPU) entrou com ação civil pública (ACP) nesta sexta-feira em que pede ao governo federal a manutenção das atuais regras do programa. A ação também pede a abertura do programa a médicos estrangeiros de qualquer nacionalidade.

Conforme a DPU, o pedido de tutela de urgência em caráter antecedente à ação visa evitar que a população atendida seja prejudicada com a “saída abrupta de milhares de médicos sem que a União previamente promova medidas efetivas de modo a repor imediatamente o quantitativo de médicos que estão em vias de deixar o referido programa”.

Além da manutenção das atuais regras do programa, a DPU pede atenção à União “especialmente no tocante a desnecessidade de submissão ao Revalida, à realização de prévio estudo de impacto e comprovação da eficácia imediata das medidas compensatórias que assegurem a plena continuidade do serviços”. Três defensores públicos federais – Alexandre Mendes Lima de Oliveira, Alexandre Benevides Cabral e Amadeu Alves de Carvalho Júnior – assinam a ação.