Schirmer conversará com grupo de transição sobre renovação da Força Nacional

Convênio com a tropa termina em dezembro

Foto: Rodrigo Ziebell/SSP/Divulgação

O atual Secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, pretende questionar o grupo de transição de governo se existe o interesse em renovar o pedido de permanência da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no Rio Grande do Sul. O convênio encerra em dezembro. A última renovação para a atuação da tropa federal, formada por cerca de 130 policiais militares e civis, além de peritos, ocorreu em julho deste ano, com prazo de 180 dias.

“A parceria com o governo federal tem sido muito importante nas ações desenvolvidas na Capital. O reforço dos agentes da FNSP permite que o efetivo da Brigada Militar seja direcionado para outros pontos, o que aumenta a nossa capacidade de pronta resposta”, observou Cezar Schirmer na época da assinatura do convênio que teve aval do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

A Força Nacional é composta por servidores das forças de segurança pública estaduais de todo o país que atuam por um período determinado e regressam às suas corporações de origem. A FNSP chegou a Porto Alegre em 28 de agosto de 2016.