Roberto Campos Neto vai comandar o Banco Central

Secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, permanece no cargo

O economista Roberto Campos Neto vai comandar o Banco Central a partir de janeiro. A equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou a informação. Já o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, permanece no cargo.

Executivo do banco Santander e neto do ex-ministro Roberto Campos, Campos Neto, de 49 anos, vai suceder Ilan Goldfajn, que não aceitou o convite para continuar à frente do Bacen. Formado em economia, ele se especializou em finanças pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Para assumir o cargo de presidente do Banco Central, Campos Neto precisa ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e ter o nome aprovado. O plenário da Casa também precisa referendar a indicação.

O avô do futuro presidente do BC, o economista Roberto Campos, comandou o Ministério do Planejamento no governo Castelo Branco, de 1964 a 1967. Nesse período, idealizou e presidiu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de agosto de 1958 a julho de 1959.

Tesouro
No comando do Tesouro Nacional desde abril deste ano, Mansueto Almeida é técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Assim que Michel Temer assumiu a Presidência da República, em maio de 2016, Mansueto Almeida ocupou a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda. Posteriormente, com a Seae desmembrada, Almeida comandou a Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (Sefel). Quando o ministro Henrique Meirelles deixou a Fazenda para disputar as eleições presidenciais, Almeida passou a chefiar o Tesouro Nacional.

Mestre em economia pela Universidade de São Paulo, Almeida começou a cursar doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT).