Confira os serviços que funcionam no feriado de Proclamação da República

Agências bancárias de todo o país não irão abrir, segundo a Febraban

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O feriado nacional da Proclamação da República, nesta quinta-feira, altera o funcionamento de alguns serviços. Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias de todo o país não abrem hoje. Na sexta o expediente será normal. Os agentes lotéricos no Rio Grande do Sul seguem a mesma escala dos bancos, mas abrirão no sábado.

Em Porto Alegre, os supermercados atendem normalmente na quinta e nos demais dias. Em outras regiões, vale o critério da convenção coletiva de trabalho municipal. As lojas na Capital podem abrir nesta quinta.

Conforme o Sindilojas de Porto Alegre, estabelecimentos que possuírem a declaração de opção pelo trabalho em feriados em 2018 podem abrir normalmente com funcionários. Além deste documento, é necessário que os estabelecimentos estejam com todas as suas obrigações financeiras quitadas junto ao Sindilojas Porto Alegre e ao Sindec, e que possuam no estabelecimento a certidão de regularidade sindical.

No interior do Rio Grande do Sul, a abertura das lojas na quinta é decisão que compete a cada lojista, mas em acordo com a convenção coletiva do município, informa a Federação das CDLs. Na sexta e no sábado, o comércio volta a atender consumidores. O Pop Center (camelódromo), em Porto Alegre, fecha na quinta, porém na sexta e no sábado as suas 800 lojas atendem o público entre as 9h às 19h.

Como tem sido nos feriados, os médios e os grandes shoppings da Capital seguem a tradicional escala de feriados. Nesta quinta, a maioria em Porto Alegre abre a praça de alimentação entre às 11h e 11h30min até às 21h e 22h, e as lojas atendem ao público a partir das 13h30min e 14h até às 20h. Na sexta e no sábado, a operação dos shoppings é normal e no domingo a abertura segue o padrão tradicional do setor.

Quanto aos bancos, a Febraban alerta os clientes que os carnês e as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo), com vencimento marcado para os dias dos feriados, poderão ser pagas no dia útil seguinte sem incidência de multa. Já as guias para a quitação de tributos são emitidas com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Serviços públicos

Em relação aos serviços públicos, o governo do Estado decretou ponto facultativo na sexta, mas a prefeitura de Porto Alegre não: o expediente sexta é normal no município. No Estado, os serviços essenciais funcionarão em regime de plantão quinta e sexta. Na saúde, o Hemocentro e a Farmácia de Medicamentos Especiais, em Porto Alegre, fecham na quinta e reabrem na segunda. O acesso ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é pelo telefone 192, plantão 24h. O Centro de Informações Toxicológicas atende pelo 0800 721 3000, plantão 24h.

Os principais telefones de emergência são: Brigada Militar (BM), 190; Corpo de Bombeiros, 193; Polícia Civil, 197; Comando Rodoviário da BM, 198; Defesa Civil, 199; Disque Denúncia da secretaria da Segurança, 181; e Denarc (plantão 24h para denúncias envolvendo tráfico de drogas) – 0800 518 518. As Unidades do TudoFácil (Centro, Zona Norte e Zona Sul) não abrem quinta e sexta. O mesmo vale para as agências FGTAS/Sine.

Na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) o atendimento quinta é de plantão pelo telefone 0800 721 2333 (serviço 24 horas). Em caso de falta de luz, enviar torpedo para o número 27307 com a palavra LUZ e mais o número da instalação. Na sexta o atendimento da CEEE será normal. O mesmo vale para a Corsan. Quinta é plantão 24 horas pelo telefone (51) 3215 5520 e na sexta expediente normal. O funcionamento da Ceasa será normal na quinta e sexta.

Em Porto Alegre, as unidades de saúde fecham na quinta, porém retomam o serviço na sexta a partir das 8h, além de três unidades que funcionam em horário estendido: São Carlos, Saúde Modelo e Tristeza, até as 22h. O HPS, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e os cinco pronto atendimentos (Cruzeiro do Sul, Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Saúde Mental IAPI) recebem casos de urgência e emergência 24h, todos os dias.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. Quanto ao Procon Porto Alegre, reclamações e denúncias podem ser feitas pela Internet, utilizando o banner Atendimento Eletrônico do site do Procon, em qualquer hora do dia. No Procon RS denúncias podem ser dirigidas ao e-mail [email protected]

Transporte público

Em relação ao transporte público, a circulação dos coletivos em Porto Alegre será com a tabela de feriado na quinta-feira e na sexta com tabela eventual – haverá redução na oferta de ônibus. No site da EPTC podem ser conferidas informações dos horários das viagens. Já o trem metropolitano funciona neste feriado de quinta com os mesmos horários da escala de domingo e feridos (viagens de 15 em 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos) e na sexta volta a escala normal.

A Estação Rodoviária de Porto Alegre terá movimento sem exagero no feriado de 15 de Novembro, segundo previsão do diretor do terminal de passageiros, Giovani Luigi. Deverão sair da cidade, pela Estação, cerca de 40 mil pessoas. A expectativa é do acréscimo de 380 ônibus extras, além dos 500 da escala normal diária.