A 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre investiga o roubo de rolos de cabos de cobre ocorrido na madrugada desta quarta-feira, em um canteiro de obras de um prédio comercial na avenida Farrapos, no bairro São Geraldo. Segundo a delegada Sabrina Dóris Teixeira, um grupo de seis criminosos invadiu o local e rendeu seis funcionários. As vítimas ficaram trancadas no interior de um contêiner usado como alojamento.
Os criminosos colocaram o cobre roubado em um caminhão da quadrilha. A quantidade levada ainda está sendo levantada. Mais de uma hora depois da fuga dos ladrões, as vítimas conseguiram acionar a Brigada Militar. A delegada Sabrina Dóris Teixeira acredita que o roubo foi “encomendado”.
Em uma reportagem publicada em novembro do 2014, o Correio do Povo apontava a atuação de uma organização criminosa especializada em furtar ou roubar cobre. Na época, a suspeita do destino final do metal recaiu sobre empresas que produziam componentes, fiação e materiais elétricos ou a transformação do produto em sulfato de cobre, muito usado para proteger dos fungos os parreirais de uva na região da Serra.