Maioria vai pagar presentes de Natal à vista em Porto Alegre e região Metropolitana

Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre mostra que 59,5% dos entrevistados responderam que vão optar pelo dinheiro

Foto: Divulgação / Ministério Público

As compras à vista serão maioria entre as pessoas que pretendem fazer compras de Natal neste ano, em Porto Alegre e na região Metropolitana. Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre mostra que 59,5% dos entrevistados responderam que vão optar pelo dinheiro.

Já 10,8% das pessoas usarão cartão de débito e outras 0,6% devem comprar à vista com cheque. O cartão de crédito vai ser utilizado por 34% dos consumidores para parcelar os presentes no fim de ano.

“Isso quer dizer que o consumidor estava com as compras represadas, guardando dinheiro e sem dívidas. Em função da crise, estava se contendo. Como agora há uma perspectiva de um novo governo, as pessoas certamente irão comprar e usar o dinheiro que estavam guardando nesse período”, avaliou o presidente da entidade, Paulo Kruse.

A pesquisa apontou que 61,5% dos entrevistados darão preferência para as lojas de bairros e 47,8% para shopping centers. O ticket médio deve ter aumento de 43,6% em relação ao ano passado. O Sindilojas espera que seja de R$ 135 em 2018. No ano passado, o valor médio gasto por presente ficou em R$ 91.