Estado confirma atraso e diz que não tem previsão para pagar residentes da Escola de Saúde Pública

Secretaria Estadual da Saúde aguarda liberação de verba do Tesouro do Estado para o pagamento dos bolsistas

Foto: Reprodução / Google Maps

Os médicos e multiprofissionais residentes da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul ainda não receberam os salários do mês de outubro. A Secretaria Estadual da Saúde confirmou o atraso e afirmou que aguarda a liberação de recursos do Tesouro do Estado para o pagamento dos bolsistas. O governo não deu prazo para que isso aconteça.

Na manhã desta quarta-feira, alguns profissionais foram até a Assembleia Legislativa para buscar auxílio político, através da Comissão de Saúde, para mediar uma negociação a fim de que os recursos sejam pagos. Ao todo são 164 residentes afetados. Alguns já estão deixando de atender nos postos de saúde, na atenção básica e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O valor da bolsa para cada residente da Escola de Saúde Pública do RS é de R$ 4.400,00 (valor bruto).

Uma das profissionais residentes, a psicóloga que atua em Porto Alegre Graziella Comelli da Silveira afirma que muitos colegas não têm recursos sequer para custear o transporte até o serviço. Os residentes atuam nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio, Farroupilha, Venâncio Aires e São Lourenço do Sul.