Bolsonaro diz que dinheiro de loterias bancará segurança pública

Presidente eleito deu entrevista exclusiva à RecordTV na manhã desta quarta-feira e defendeu aprovação de medida provisória sobre o tema

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em entrevista exclusiva à RecordTV na manhã desta quarta-feira que o dinheiro arrecadado nas loterias será utilizado para reforçar o orçamento da segurança pública no país. Bolsonaro admitiu que haverá “um percentual a mais” para o setor. 

“É um dinheiro novo, outra fonte. As loterias são fatiadas, um percentual vai para cada lugar. Teria um percentual a mais para exatamente a questão da segurança pública no Brasil. É uma medida provisória, tem prazo para expirar, por isso vai fazer parte do café da manhã com o Rodrigo Maia”, afirmou.

A aprovação da MP (medida provisória) é defendida por Sergio Moro, futuro ministro da Justiça e Segurança Pública. O texto prevê a destinação de recursos de loterias federais para a segurança pública, como forma de gerar recursos para as políticas públicas da pasta.

Segundo esse acordo, do dinheiro que vem de todas as loterias, a segurança pegaria um porcentual de 13%, em vez dos 15% que estavam previstos. A diferença iria para a área do esporte, após pressão de parlamentares ligados ao setor. O acordo teria sido selado após conversa entre técnicos do governo, Caixa Econômica e parlamentares.

O presidente eleito reforçou a importância de ter um bom relacionamento com o Congresso Nacional para conseguir a aprovação das pautas de interesse do governo. Para Bolsonaro, é preciso contar com a colaboração de todos os parlamentares, inclusive dos que não foram reeleitos.  “O Brasil continua. Eu tenho dito. Estamos todos no mesmo barco, com ou sem mandato”, afirma.