Público elogia evento na orla do Guaíba, mas reclama do trânsito

Recomendação é de que as pessoas se desloquem a pé ou de transporte coletivo até a região

Foto: Guilherme Almeida / CP

O evento que deve reunir, até o fim deste sábado, de acordo com a organização 40 mil pessoas, causou transtornos no trânsito de Porto Alegre nessa manhã. O Heineken F1 Experience, que segue durante a tarde, provocou o fechamento de diversas ruas no entorno da orla do Guaíba. Agentes da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) distribuíram cavaletes em vários pontos da cidade para orientar os condutores. A recomendação é de que as pessoas se desloquem a pé ou de transporte coletivo até a região.

O empresário Osmar de Alencar, de 51 anos, e a esposa Cibele Veiga de Alencar, de 47, ficaram trancados no congestionamento por mais de 40 minutos. Devido ao fluxo intenso, também não conseguiram um bom lugar para conferir as apresentações. “Foram muitos desvios, acredito que poderia ter havido mais informação”, lamenta o condutor.

A moradora do Vale do Sinos, Ana Valduga, de 31, elogiou a infraestrutura, mas se queixou da falta de estacionamento. “Não conseguia encontrar vaga, foi demorado para chegar e pior ainda para conseguir deixar o carro. Em uma próxima atividade é preciso pensar nisso também.”

Conforme o gerente da Heineken do Brasil, Guilherme Retz, tudo foi feito para causar o mínimo impacto possível na vida do cidadão que precisa trafegar pelo local. Até a próxima quarta-feira tudo deve ser liberado. “A desmontagem inicia hoje mesmo, mas como há muitos equipamentos pesados, que necessitam de guindastes, levará um pouco mais de tempo”, explica.

Confira o cronograma:

Até segunda-feira, às 6h

– Bloqueio da avenida Mauá x rua Gen Bento Martins (Desvio: rua Gen Bento Martins, Washington Luiz, avenida Augusto de Carvalho)

– Bloqueio da avenida Pe. Tomé x rua Siqueira Campos

– Bloqueio da avenida Edvaldo Pereira Paiva Bairro/Centro na Rótula das Cuias (Desvio: avenida Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva, Vasco Alves, Washington Luiz, Gen. Salustiano, Andradas, Gen. Canabarro)

– Bloqueio da avenida Loureiro da Silva Bairro/Centro x rua Gen Vasco Alves (Desvio: Vasco Alves, Washington Luiz, Gen. Salustiano, Andradas, Gen. Canabarro)

Das 6h de segunda-feira às 23h59min de terça 

– Bloqueio da avenida Edvaldo Pereira Paiva Bairro/Centro na Rótula das Cuias (Desvio: avenida Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva, Vasco Alves, Washington Luiz, Gen. Salustiano, Andradas, Gen. Canabarro)

– Bloqueio da avenida Loureiro da Silva bairro/Centro x rua Gen. Vasco Alves (Desvio: rua Gen Vasco Alves Washington Luiz, Gen. Salustiano, Andradas, Gen. Canabarro)

– Bloqueio da avenida Pres. João Goulart Centro/bairro, a partir da Praça Brigadeiro Sampaio (Desvio: pista bairro/Centro da avenida Pres. João Goulart da Praça Brigadeiro Sampaio até a Rótula do Gasômetro)

– Bloqueio da avenida Edvaldo Pereira Paiva Centro/Bairro da rótula do Gasômetro até a Rótula das Cuias (Desvio: avenida Loureiro da Silva, avenida Augusto de Carvalho)

– Se necessário, vai ser bloqueada ainda a avenida Castello Branco Interior/Capital x avenida Mauá para maior fluidez em qualquer uma das etapas.