Polícia considera ataque de Melbourne ato de “terrorismo”

Estado Islâmico assumiu autoria

A polícia australiana considera o ataque cometido nesta sexta-feira por um homem que esfaqueou um pedestre, que morreu, e feriu outros dois em uma rua de Melbourne um ato de terrorismo. O autor era conhecido pela Agência de Inteligência.

O chefe da polícia da polícia de Victoria, Graham Ashton, confirmou em entrevista coletiva que o agressor morreu meia hora depois de chegar ao hospital, para onde foi levado após ser atingido por um disparo no peito feito por um dos agentes que o detiveram.

Ashton evitou dar detalhes sobre a identidade do agressor e os motivos do ataque, mas afirmou que o homem, da mesma forma que vários parentes, era conhecido pela polícia e pela Agência de Inteligência.

O ataque aconteceu às 4h20min em Brasília (16h20min locais) na rua Bourke, quando o agressor bateu com o carro na entrada de um shopping e saiu do veículo em chamas com uma faca.

EI assume autoria
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque, segundo a agência Amaq. “O autor do esfaqueamento em Melbourne, no sudeste da Austrália, é um dos combatentes do Estado Islâmico”, disse uma fonte de segurança à Amaq, segundo um breve comunicado da agência divulgado no Telegram e cuja autenticidade não pôde ser comprovada.

Trata-se de “uma resposta por atacar os cidadãos da coalizão”, acrescentou a nota, ao fazer referência à aliança internacional que luta contra os jihadistas na Síria e no Iraque, liderada pelos Estados Unidos e a qual a Austrália também integra.