A popularização da Black Friday em todo o Brasil cresce a cada ano que passa. A iniciativa já se tornou a segunda maior data para o varejo nacional. Para 2018, o dia escolhido é 23 de novembro. A expectativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) é que “expressivo número de lojistas” acabe aderindo.
Só o canal online no dia oficial da Black Friday, prevê a entidade, deve movimentar R$ 2,3 bilhões no país, incremento entre 11% e 15% ante 2017. Desses R$ 2,3 bilhões, R$ 150 milhões ou 6,7% devem ser gastos no RS. No geral, incluindo venda on-line e lojas físicas, o valor no Estado pode somar R$ 585 milhões.
“Isso representa 6,7% da massa salarial do Rio Grande do Sul. Além disso, com a Selic em 6,5% as pessoas terão mais incentivo para consumir do que para poupar, o que ajuda no consumo de bens duráveis. É um momento para o varejo oferecer descontos atrativos e impulsionar suas vendas, já aquecendo negócios para o fim de ano”, observou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O dirigente lembrou ainda que muitas empresas antecedem o dia oficial da Black Friday com uma semana de ofertas. Com isso, avaliou, novembro deve se consolidar como o segundo mês de maiores vendas do varejo gaúcho.