Gustavo Paim, sobre transtornos e eventos na orla: “a gente precisa se acostumar”

Vice-prefeito de Porto Alegre comentou, em entrevista à Rádio Guaíba, o aumento da movimentação no espaço revitalizado

O vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, afirmou, nessa manhã, que sabe que o evento F1 Experience, que ocorre neste sábado em Porto Alegre, vem causando transtornos mas que isso é parte da busca pela otimização do uso dos espaços públicos da cidade.

O evento vai trazer um carro de Fórmula 1 da Williams para a cidade, a ser conduzido pelo piloto Rubens Barrichello. Para tanto, bloqueios nas vias centrais da Capital ocorrem desde a última segunda-feira.

Paim afirmou que “o gestor tem que se preocupar em fazer as coisas acontecerem. Para que possamos transformar a economia, transformar o ambiente em um ambiente melhor. O porto-alegrense estava sedento por essa convivência com o Guaíba”, ponderou. Ele disse ainda que “é claro que isso atrai gente, é claro que isso causa transtornos, isso faz parte e a gente precisa se acostumar”.

Ainda sobre o evento de sábado, o vice-prefeito afirmou que “é uma forma de ter uma experiência gratuita, para todos, dentro de um universo pouco acessível, que é a Fórmula 1”. Ele ainda afirmou que reconhece que houve transtornos ao trânsito. “A gente pede desculpas, mas não está nada fora do comum”, ressaltou. Paim disse, também, que a Prefeitura recebeu e-mails “de pessoas que querem ver, que tem o sonho de ver um carro de F1.”

Paim reforçou que o evento não conta com subsídios da Prefeitura, e que a empresa vai pagar R$ 60 mil ao Executivo para custeio de sinalização e limpeza do espaço. “O pedido entrou no Escritório de Eventos como qualquer outro, eles vão pagar taxas e serviços”, disse. Também confirmou que eventos como o Réveillon, por exemplo, poderão ser realizados na orla desde que a partir da iniciativa privada.

“Que (as empresas) apresentem os projetos. Que haja compatibilidade”, reforçou, abrindo margem para que outros eventos de grande porte sejam realizados no espaço revitalizado. Ainda ressaltou que não vai haver fomento por parte da Prefeitura para nenhum evento, por enquanto, em vista das dificuldades financeiras pelas quais passa a cidade.