Dmae projeta para a madrugada normalização do abastecimento para 16 bairros da Capital

Estação de Tratamento ficou cinco horas sem luz, nesta quinta-feira

água dmae
Foto: Arquivo

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) confirmou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, que abastece as zonas Sul, Extremo Sul e parte da zona Leste de Porto Alegre, ficou parada por falta de energia elétrica, durante mais de cinco horas, nesta quinta-feira. O impasse repercutiu na produção e distribuição de água na região. O fornecimento da energia já se normalizou, e o sistema voltou a operar.

A previsão é de que o abastecimento se regularize durante a madrugada desta sexta, o que pode demorar mais nas partes mais altas e distantes da cidade.

A lista de bairros e localidades impactados, em um total de 16, abrange Belém Novo, Hípica, Aberta dos Morros, Chapéu do Sol, Lajeado, Ponta Grossa, Restinga, Leblon, Veludo, Pitinga, Vila Nova, Lomba do Pinheiro, Beco do Davi, Ipanema Garden, Loteamento Imperial Parque e Santa Rita.

Alerta

No retorno do abastecimento, pode ocorrer turbidez e alteração de cor devido ao arraste de micropartículas inertes, não prejudiciais à saúde, que se desprendem das paredes internas da tubulação pela pressão da água.