MP media reunião para tratar de crise financeira do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas

Hospital é administrado pela Associação Beneficente Canoas (ABC) e atende cerca de 70% dos pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS)

Foto: Divulgação

Acontece na tarde desta quarta-feira uma reunião para tratar da crise financeira do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas. O hospital é privado e administrado pela Associação Beneficente Canoas (ABC), mas atende cerca de 70% dos pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS), o que equivale a 157 dos 226 leitos.

Participam do encontro o Sindicato Médico do RS (Simers), o Ministério Público Estadual (MP-RS), a prefeitura e a direção do hospital. A reunião acontece a partir das 13h30, no MP.

Segundo nota divulgada pelo Simers, “o hospital vive profunda crise, que leva à paralisação de atendimentos eletivos (não urgentes) e ao atraso do pagamento dos médicos que chega a 12 meses”. A reunião de mediação para tratar dos problemas da casa de saúde partiu de um pedido conjunto da refeitura de Canoas e do Sindicato Médico.

O município realiza um repasse mensal de, aproximadamente, R$ 6,5 milhões à empresa administradora do Hospital Nossa Senhora das Graças. A dívida da instituição é avaliada em R$ 100 milhões, segundo o Simers.

A reportagem ainda aguarda o retorno dos questionamentos feitos à administração do hospital.