Quase 120 mil pessoas pedem bloqueio de telemarketing em dez anos no RS

Saiba como fazer

O Procon do Rio Grande do Sul registrou 119.420 consumidores cadastrados no bloqueio de telemarketing entre os anos de 2009 e 2018. O serviço se ampara no Código de Defesa do Consumidor (CDC) para impedir que as operadoras, em todo o Brasil, façam ligações indesejadas ou sejam insistentes em horários impróprios para o cliente.

Em cerca de dez anos, foram cadastrados para bloqueio 2.666 fornecedores e 194.602 telefones, com 186.552 bloqueios (95,8% das situações). Nesse período, o órgão registrou sete mil denúncias e 770 processos. Após um prazo de 30 dias, caso as ligações persistam, o consumidor pode fazer a denúncia no próprio sistema.

Em alguns casos, o processo gera penalizações às empresas. Desde 2013, quando passaram a ser coletivos, os processos geraram R$ 16 milhões em multas.

2009-2018

Consumidores cadastrados – 119.420

Fornecedores cadastrados – 2.666

Telefones cadastrados – 194.602

Telefones bloqueados – 186.552

2017

Consumidores cadastrados – 16.826

Fornecedores cadastrados – 217

Telefones cadastrados – 30.421

Telefones bloqueados – 30.159

Como proceder?

O consumidor deve ter o celular com os DDDs do Rio Grande do Sul (51 53 54 55), entrar no site do Procon e seguir os seguintes passos:

1ª Etapa

– O consumidor clica em Cadastro de Bloqueio

– Preenche o Cadastro e clica em ENVIAR

– Se tudo estiver correto, o consumidor recebe, via email, a senha para acesso ao sistema

2ª Etapa

– O consumidor clica em LOGIN e acessa o sistema de bloqueio com o login e senha que forneceu

– Cadastrar até três telefones

– Após trinta dias do cadastro, o cliente fica impedido de receber telemarketing