Em mais uma baixa no governo Marchezan, secretário de Desenvolvimento Econômico deixa cargo

Eduardo Cidade assume a Pasta

O secretário de Desenvolvimento Econômico em exercício de Porto Alegre, Leandro de Lemos, deixou na tarde de hoje o comando da Pasta. Desde agosto do ano passado, ele permanecia como interino, à frente da Secretaria, da qual fazia parte desde abril.

Lemos confirmou a saída do governo ao prefeito Nelson Marchezan Júnior. Essa é 27ª baixa na atual gestão desde janeiro de 2017.

Em nota, o prefeito anunciou o administrador de empresas Eduardo Cidade como o novo titular do Desenvolvimento Econômico. Ainda conforme o governo, Lemos permanece na pasta até 15 de novembro para fazer a transição.

Com experiência em planejamento e implementação de relações governamentais locais e regionais, Cidade ocupou o cargo de gerente de Relações Institucionais da Rede Walmart por mais de dez anos. Também atuou como secretário-executivo do Conselho Regional de Desenvolvimento e superintendente da Protege Medicina Empresarial e Assistencial.

Entre as ações que Lemos implementou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destaque para o Escritório de Licenciamento da Pasta. Lemos trabalhou pela redução do tempo na abertura de empresas, totalizando mais de 26 mil negócios abertos através da Sala do Empreendedor, a liberação de projetos prioritários como o Cais Mauá, Parque do Pontal e Shopping Belvedere, por exemplo, totalizando investimentos na cidade de aproximadamente R$ 7 bilhões.

Lemos também auxiliou no licenciamento de 3,6 mil atividades realizadas pelo Escritório de Eventos, a retomada do Centro Histórico no combate ao comércio ilegal, totalizando mais de 70 mil itens apreendidos somente em 2018.