A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou de 13 para 14 o número de municípios atingidos pelos temporais no Estado nos últimos dias. Conforme os dados mais recentes, a cidade de Herveiras, no Vale do Rio Pardo, teve 180 residências parcialmente atingidas e 12 pessoas estão desalojadas. Além disso, estão sendo contabilizados danos na área rural, em galpões, estufas e lavouras de fumo.
Herveiras é a cidade com o maior número de residências atingidas até agora. Na sequência vem São Gabriel, com 150 casas, e Flores da Cunha, com 100. No total, 581 residências e mais sete prédios foram atingidos pelo temporal em todo o Rio Grande do Sul e 16 pessoas ainda estão desalojadas. Não há registro de desabrigados tampouco feridos ou óbitos.
A Defesa Civil reforça que segue acompanhando o trabalho de rescaldo das coordenadorias regionais e que toda ajuda aos afetados está sendo oferecida. Pedidos de auxílio ou informações podem ser solicitados através do telefone 199.
Os gaúchos também podem solicitar alertas meteorológicos gratuitamente através de torpedo SMS. Para isso, basta enviar o CEP desejado por mensagem de texto (sem pontos ou traços) para o número 40199.