Sindicatos devem ingressar na justiça contra governo Sartori por atraso no repasse de contribuições

Para presidentes das organizações, governo teria se apropriado indevidamente de recursos privados, que são descontados dos salários dos servidores em benefício dos Sindicatos

Foto: Alina Souza / CP Memória

Os Sindicatos dos Professores da Rede Pública Estadual (CPERS), dos Agentes da Polícia Civil (UGEIRM) e dos Servidores da antiga Caixa Econômica Estadual (Sindicaixa) devem entrar na justiça contra o atraso no repasse – por parte do governo do Estado – da contribuição efetuada pelos sindicalizados. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, a presidente do CPERS Sindicato, Helenir Schürer, explicou que o dinheiro é referente aos valores descontados dos salários dos servidores que são sócios das organizações.

“Quando o governo nos paga, no momento do pagamento ele retira do nosso salário a contribuição sindical. A contribuição que foi descontada no salário de setembro ainda não foi repassada aos sindicatos. E tivemos a informação que será paga somente no dia 9 de novembro a contribuição de setembro. Então, nós temos aqui uma caracterização de que o governo se apropriou de um dinheiro que não é público, é privado, já que é da entidade. Um dinheiro que não vem do governo, vem do bolso dos nossos sócios. Portanto, [o governo] se apropriou indevidamente de um recurso”, explicou a professora.

Segundo os representantes das organizações sindicais, o governo Sartori vinha atrasando o repasse aos sindicatos desde o início do ano, mas sempre pagava dentro do mês. “No momento em que o governo diz que vai nos pagar só no dia 12, hoje os nossos sindicatos deveriam estar nas ruas e fazendo mobilização. Isso [atraso no repasse das contribuições] é um impedimento e um ataque frontal à organização sindical. Nós estamos de mãos atadas porque o governo se apropriou de um dinheiro que não é dele”, afirma Helenir.

Procurada, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) confirmou que prevê pagar as consignações no dia 9 de novembro, quando começa o calendário mensal de recolhimento do ICMS. A Pasta também reafirmou que “está projetado para o dia 12 a quitação dos salários de outubro para o primeiro grupo de servidores”. O valor dependerá do ingresso de receita até a data. Pela primeira vez desde que começou a parcelar ou a pagar faixas salariais, o governo do Rio Grande do Sul não pagou nenhum servidor no último dia útil do mês, que foi nesta quarta-feira (31).

Além de Helenir Schürer, também estiveram presentes na coletiva o presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, e o secretário-geral do Sindicaixa, Miguel Chagas.