“Estamos consternados com essas agressões”, garante secretário da Educação da Capital

Para Adriano Naves de Britto, falta de guardas municipais não justifica episódios e serviço de portaria melhorou a situação

Imagem: Divulgação Câmara de Vereadores

O secretário municipal da Educação, Adriano Naves de Brito, afirmou hoje, em entrevista ao programa Guaíba News, que a Pasta está consternada com os episódios de agressão a duas professoras, em menos de uma semana, em escolas da rede municipal de Porto Alegre. De acordo com ele, embora sejam “excepcionais”, os eventos não contribuem para o ambiente escolar.

Conforme o secretário, para que o cenário mude e as agressões não se repitam, é preciso que se reforce o que já vem sendo feito: “A educação é parte da solução do problema da violência nas instituições de ensino”, sustenta.

Na visão da Secretaria, a implementação de portarias nas escolas melhorou a situação. Ele lembra que cada instituição conta, ainda, com câmeras de segurança e que uma funcionária da SMED cuida das imagens e as repassa à Guarda Municipal em caso de necessidade.

Quanto aos ataques sofridos pelas professoras, o secretário explicou que os atos ocorreram sem ligação, embora em regiões próximas.

Quanto a falta da Guarda Municipal atuando diretamente e diariamente nas escolas, uma reclamação dos diretores de ambas as instituições, o secretário justifica que os casos de violência não podem ser relacionados à falta de guardas, já que portarias foram instaladas justamente para trazer segurança à comunidade escolar.