Onze cidades registram estragos em função de temporais no RS

Ao menos 270 residências tiveram algum tipo de estrago

A Defesa Civil Estadual informou no final da manhã desta quarta-feira que 11 cidades gaúchas registraram estragos em função do temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite passada. As regiões mais afetadas são a Fronteira Oeste, Vale do Rio Pardo e Serra gaúcha. Segundo balanço do órgão estadual, 270 residências tiveram algum tipo de dano em razão da forte chuva, queda de granizo e vento forte.

A cidade de São Gabriel foi uma das mais afetadas, contabilizando 150 residências parcialmente atingidas por granizo. Outros municípios também contabilizaram prejuízos. São eles: Alegrete, Estrela, Formigueiro, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santiago, São Vicente, São Sepé, Vera Cruz e Venâncio Aires.

Em Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, o Hospital de Vera Cruz ficou alagado, e os pacientes da emergência tiveram que ser transferidos para outras instituições de saúde e para outras alas do hospital. Segundo a Defesa Civil, muitas casas e prédios ficaram destelhados. Duas pessoas estão desalojadas.

A Defesa Civil segue com o acompanhamento das Coordenadorias Regionais em conjunto com os municípios, oferecendo toda ajuda necessária às localidades atingidas. Qualquer informação ou pedido de auxilio pode ser encaminhado através do telefone 199.

Alerta por SMS

Por meio de mensagens de texto, a Defesa Civil Estadual consegue comunicar aos gaúchos a possibilidade de eventos adversos. Para receber esses alertas envie do seu celular um SMS para o número 40199 (sem ponto/ sem traço) com o CEP desejado. Podem ser cadastrados os CEP de diferentes localidades. O serviço é gratuito e de fácil utilização.