Em busca de investimentos e recursos, Marchezan lidera missão para os EUA

No início do mês, prefeito de Porto Alegre viajou para a China

Foto: Divulgação

O prefeito Nelson Marchezan Júnior viaja para os Estados Unidos, de 23 a 29 de novembro, para reuniões em Washington e Nova Iorque. Ele lidera uma comitiva com representantes da Aliança pela Inovação (Ufrgs, PUC e Unisinos) e o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto. Na agenda, há previsão de reuniões com a Diretoria de Inovação do Banco Mundial com o objetivo de atrair recursos e investimentos para a Capital. Durante esse período, o vice-prefeito Gustavo Paim assume a Prefeitura.

Em setembro, o Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) decidiu, de forma unânime, que o prefeito não precisa de autorização para afastamentos de até 15 dias. Com o julgamento, só é necessária autorização legislativa nos casos de afastamentos superiores a 15 dias, de acordo com o que prevê as constituições Estadual e Federal.

Nos EUA, também foram marcados encontros com organismos de financiamento internacional para avançar na pauta de atração de recursos para infraestrutura da cidade. A comitiva porto-alegrense aproveita a viagem para apresentar o município a empresários norte-americanos com apoio do Council of Americas, Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos e Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque. A missão ainda visita experiências bem-sucedidas de ações públicas e privadas na gestão do espaço público.

De 8 a 17 de outubro, Marchezan Júnior esteve na China prospectando negócios na Ásia. Ele viajou como representante da Frente Nacional dos Prefeitos (da qual é vice-presidente de Ciência, Tecnologia e Inovação), tendo sido substituído interinamente pelo vice-prefeito Gustavo Paim.