Ponte do Guaíba: acordos com moradores atingem 90% no segundo dia de conciliação

Rodadas de negociações prosseguem, nesta quarta, no auditório do prédio-sede da instituição na Capital

O segundo dia do mutirão de conciliação envolvendo ações de desapropriação para construção da segunda ponte do Guaíba, em Porto Alegre, encerrou com 46 acordos, nesta terça-feira. Quatro audiências foram redesignadas para continuar com as negociações em nova data. A 26ª Vara Federal de Porto Alegre havia designado 51 audiências para hoje, com as famílias da Ilha Grande dos Marinheiros.

Somando-se os números de ontem, até o momento foram fechados 94 acordos (98% deles na forma de compra assistida), mantendo a média em 90%.

Amanhã, as rodadas de negociações prosseguem no auditório do prédio-sede da instituição na Capital. Mais 25 famílias da Ilha dos Marinheiros vão dialogar com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) buscando construir uma solução consensual.

As desapropriações fazem parte da reta final da obra, concluída em cerca de 70%. O reassentamento das famílias é considerado o “calcanhar de aquiles” para que se defina se as obras podem ou não avançar de forma mais célere ainda em 2018.

No estágio atual do empreendimento, o Dnit reitera que a obra só fica pronta no segundo semestre de 2019, na gestão do futuro presidente.