Nova Área Azul de Porto Alegre entra em operação nesta quarta

Fase inicial abrange 42 parquímetros e a sinalização de mais de 700 vagas de estacionamento pago em ruas do Centro Histórico

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Foto: Divulgação/PMPA

Entra em operação, nesta quarta-feira, a nova Área Azul de Porto Alegre. Com a atualização do sistema, o pagamento pode ser feito com cartões de crédito e débito, em pontos de venda e no aplicativo Digipare (veja abaixo como baixar). Já foram concluídas as instalações de 42 parquímetros e a sinalização de mais de 700 vagas de estacionamento pago em ruas do Centro Histórico (veja mapa acima).

A partir das 8h, quando essa região da cidade vai ter acionados os equipamentos de cobrança, equipes da empresa Zona Azul Brasil e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão estar na Sete de Setembro (entre a rua Caldas Júnior e a General João Manoel) para demonstrações sobre o funcionamento.

No aplicativo, o usuário cadastra os dados pessoais e dos veículos, seleciona o período de estacionamento desejado de acordo com a sinalização local e consulta créditos e bônus. O aplicativo pode avisar quando o tempo comprado está se esgotando, permitindo também estender o período. O limite máximo de tempo é de duas horas. Além disso, a tolerância é de dez minutos para atualização do período de uso da vaga.

A intenção da EPTC é aumentar a Área Azul para outros bairros da cidade e elevar para 4,2 mil o total de vagas. Devem ser instalados 220 parquímetros até o fim do ano que vem.

Veja os links para baixar o aplicativo Digipare/Zona Azul Digital: