EPTC e BM definem esquema especial para eventos no Beira-Rio e Arena na Capital nesta terça

Show do britânico Roger Waters e semifinal da Libertadores entre Grêmio e River Plate devem movimentar Porto Alegre

Roger Waters e Grêmio x River Plate, nesta terça, em Porto Alegre. Foto: Divulgação/CP

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Brigada Militar (BM) divulgaram, na tarde de hoje, os esquemas de segurança e de trânsito para o show de Roger Waters e a partida entre Grêmio e River Plate. Ambos os eventos ocorrem amanhã, na Capital, em horários semelhantes. O show do ex-Pink Floyd vai ser realizado no estádio Beira-Rio, na zona Sul, enquanto a partida válida pela semifinal da Libertadores da América ocorre na Arena.

Trânsito

A EPTC explica que, basicamente, as orientações aos motoristas são parecidas com aquelas para dias de jogos nos mesmos estádios, mas dessa vez ao mesmo tempo. A avenida Edvaldo Pereira Paiva vai ter fluxo único na saída do show, por volta das 23h30, e motoristas de táxis e aplicativos poderão aguardar na avenida Padre Cacique, em frente ao estádio. No caso da Arena, as orientações são para que motoristas cheguem cedo e que tenham paciência para os esquemas de escoamento no horário da saída.

Torcedores argentinos

Há, ainda, um fator a mais que é a presença de torcedores argentinos na cidade. A BM e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão organizando esquema para que todos os ônibus vindos do país vizinho até as 19h sejam encaminhados ao Parque da Harmonia, de onde seguem neste horário para a Arena, com escolta policial. Essa orientação deve ser feita em um check-point da PRF na BR-290, junto ao posto da polícia na rodovia já nas proximidades de Porto Alegre. Coletivos com torcedores do River que chegarem após às 19h ficarão retidos nesse ponto e serão encaminhados diretamente ao estádio.

Orientação para gremistas

Para os torcedores gremistas, o apelo é para que acessem o estádio com tranquilidade, chegando cedo. O objetivo dos órgãos de segurança é encerrar a janela de operações para a delegação do time argentino e também para os torcedores do River até as 20h45min. A hora seguinte vai ser toda para dar suporte e acomodar os gremistas. Na saída do jogo, além dos reforços em táxis e coletivos, a estação Anchieta do Trensurb reabre 50 minutos após o apito final, e funciona sob demanda. As demais estações estarão abertas apenas para desembarque.

Fãs de Roger Waters também terão transporte na saída

Quem for assistir ao lendário baixista do Pink Floyd também vai contar com serviço de transporte público. Os ônibus que percorrem a região estarão operando normalmente, bem como o ponto de táxi reforçado em frente ao estádio Beira-Rio. Os motoristas devem atentos às ruas do entorno do estádio e também ao fluxo da Edvaldo Pereira Paiva, que só deve se normalizar após o fim da movimentação.

Caminhos cruzados

Quem sair da Arena e seguir para a zona Sul precisa encontrar alternativas ao caminho tradicional. Tendo em vista que a rotina é o acesso pela Castelo Branco, Mauá e Edvaldo Pereira Paiva, e esta última vai ser posta em sentido único do bairro ao centro, a opção é alternar pelo Túnel da Conceição. De lá, seguir pela João Pessoa, Azenha e acessar opções alternativas em direção aos bairros mais ao Sul da Capital.

Serviço

No Beira-Rio, Roger Waters se apresenta às 21h. Os portões serão abertos às 17h e a expectativa é de que o show tenha duração de duas horas e meia. Na Arena, os portões serão abertos às 19h45min, três horas antes da partida, com expectativa de duração (sem prorrogação e pênaltis) até 23h30min.