“Cumprimos um bom papel”, considera Sartori, após derrota

Para presidente do MDB gaúcho, pesquisas atrapalharam

Foto: Fabiano do Amaral/CP

O governador José Ivo Sartori (MDB) manifestou-se, na noite desse domingo, após perder a reeleição ao governo do Rio Grande do Sul para o candidato do PSDB, Eduardo Leite. Segundo Sartori, ele ligou para o tucano para cumprimentar pela vitória no segundo turno e agradeceu o apoio dos correligionários durante a campanha eleitoral.

“Não é momento para tristeza. Nós cumprimos um bom papel e eu saúdo a todos os partidos que estão aqui. Mesmo que não tenhamos sido escolhidos no dia de hoje, eu acho que foi o Rio Grande do Sul quem ganhou. Eu entendo que ganhar ou perder numa democracia deve ser sinal de confraternização e humildade. E eu tenho certeza que fizemos isso no governo e não deixamos de fazer agora nas eleições”, declarou em ato em Porto Alegre.

Para o emedebista, o resultado da eleição mostrou que os gaúchos queriam uma renovação. “A eleição mostrou que o Rio Grande do Sul está no caminho certo, o Rio Grande do Sul entendeu que a política precisa de renovação e eu entendo a população. Eu desejo a Eduardo Leite e suas equipes muito sucesso, serenidade e união nesta nova jornada e que ele pode contar com a minha colaboração. O Rio Grande do Sul está acima das nossas diferenças e eu sempre estarei ao lado do Rio Grande do Sul”, disse. “Agora o Estado está acima da disputa eleitoral que terminou hoje”.

Sartori ponderou que sai do Palácio Piratini de cabeça erguida. “Chego com a tranquilidade de poder olhar os gaúchos e para minha família de cabeça erguida. Não foi pouco o que fizemos. Enfrentamos a maior crise financeira do País, a crise no nosso Estado, fizemos mais mudanças que qualquer outro estado, mexemos na zona de conforto, e estamos de pé, com a honra perante a história. Sem a vitória eleitoral, mas com a vitória dos gaúchos e gaúchas. Não há nada melhor do que poder dormir em paz com a nossa consciência e este será o meu sono esta noite”, encerrou.

Para presidente do MDB gaúcho, pesquisas atrapalharam

Presidente do MDB no Rio Grande do Sul, Alceu Moreira atribuiu a derrota de Sartori às pesquisas de intenção de voto. “A maior injustiça acontecida nessa eleição está em um processo extra eleitoral. Quando alguém pega um clube de vigaristas que fazem pesquisas eleitorais e eles combinam que vai ter 15%, 20% de diferença, isso induz o processo eleitoral”, declarou. Na sexta-feira, a sigla havia tentado, sem sucesso, suspender a divulgação do último levantamento do Ibope.

Para Moreira, a última e outras pesquisas não eram condizentes com os levantamentos internos feitos pelo partido. Ele classificou os levantamentos como “processo de interferência indevida” e considerou que induziram o voto dos cidadãos, que saíram de casa sem acreditar na possibilidade de uma vitória de Sartori. “É um instituto de pesquisa querendo votar pelos eleitores”, afirmou.

Sobre a posição do MDB-RS no governo Leite, o presidente disse que o partido vai adotar uma “conduta sem raiva” e fazer uma “oposição responsável”. Garantiu, no entanto, que não vai assinar o pré-acordo de renegociação da dívida do Rio Grande do Sul.