Zonas eleitorais têm pouco lixo e grande presença de policiamento em Porto Alegre

Paradas e ônibus ficaram lotados em alguns pontos da cidade

Movimentação na escola Ministro Salgado Filho foi tranquila e apresentou poucas filas. Foto: Guilherme Almeida/CP

Diferente do primeiro turno, chamou a atenção a ausência de lixo eleitoral junto aos locais de votação em Porto Alegre neste domingo. Os santinhos não foram vistos, nem em pequena quantidade, como em frente ao Colégio Bom Jesus, no Alto Petrópolis, ou o Julinho, no Centro. A presença de pessoas carregando bandeiras de partidos foi muito pequena, na comparação com o primeiro turno.

• Vento tranca portão e atrasa votação de eleitores em Santa Maria

As manifestações individuais, que estavam dentro da legislação, foram notadas em adesivos ou em bandeiras do Brasil, representando as diferentes candidaturas à presidência da República. Apesar do clima calmo, a presença de policiamento foi grande tanto em escolas da zona Central, Leste e Norte da cidade. Em frente a uma escola no Rubem Berta, havia viaturas paradas e policiais militares a pé. O mesmo ocorreu na escola Ministro Salgado Filho.

• Votação em São Leopoldo e Novo Hamburgo segue tranquila neste domingo

O movimento no trânsito seguiu tranquilo por boa parte da manhã, gerando pontos de congestionamento no final da manhã e início da tarde de ontem. Com passe livre e reforço de 27% em relação a tabela de domingo, foi possível ver paradas e ônibus lotados em alguns pontos da cidade.

Em frente a alguns locais de votação, foi possível acompanhar congestionamentos em função de motoristas que estacionavam em fila dupla ou mesmo para o desembarque e embarque de passageiros, como ocorreu na avenida Baltazar de Oliveira Garcia e Protásio Alves.