RS registra eleição tranquila na avaliação da BM e TRE

Foram 19 prisões até o fim da tarde e 328 urnas substituídas no RS

Foto: Alina Souza/CP

É de tranquilidade o cenário de votação neste domingo, de segundo turno eleitoral no Rio Grande do Sul, na avaliação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e da Brigada Militar. Mesmo assim, 19 pessoas foram presas até o fim da tarde por envolvimento em ocorrências, uma delas por transporte irregular e eleitores e as demais por propaganda de boca de urna.

Conforme o subcomandante-geral da BM, coronel Eduardo Biacchi Rodrigues, no caso de boca de urna é lavrado termo circunstanciado (dispensa de auto de flagrante) e o preso assume compromissos perante a Justiça. O outro caso prevê pena superior a dois anos. Houve denúncia comprovada de transporte irregular no município de Barra do Guarita.

Sobre a apreensão de material irregular, como bandeiras, folders e santinhos junto às sessões eleitorais, o coronel Biacchi registrou queda expressiva. “No primeiro turno foram recolhidos mais de 190 mil itens e até agora não temos o registro de nenhum caso”, informou.

Quanto ao processo da eleição, o secretário da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-RS, Josemar Riesgo, apontou avanços: o Tribunal melhorou a orientação a eleitores e mesários, e o voto mais simples, em apenas dois candidatos, em vez dos seis no primeiro turno, deram mais velocidade ao voto (na média 10 segundos contra 40 segundos do primeiro turno).

O número de urnas que apresentou problemas e precisou de troca diminuiu. No primeiro turno da eleição no Rio Grande do Sul o TRE-RS substituiu 669 urnas eletrônicas e até às 16h15min deste domingo 328 urnas haviam apresentado problema.

Outro ponto a favor na eleição de hoje, na avaliação de Riesgo, foi a perda da força das fake news. Se primeiro turno as notícias falsas prejudicaram a eleição e chegaram a confundir eleitores, neste segundo turno isso não aconteceu, observou o secretário da corregedoria. “O eleitor está mais consciente”, observou Riesgo. O telefone 148, para orientação dos eleitores, teve baixa procura na comparação com o primeiro turno.

Às 19h o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) já vai ter apurado cerca de 90% dos votos dos gaúchos. Essa previsão é do secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, Daniel Wobeto.