Comandante Moisés é eleito governador de Santa Catarina

Candidato do PSL ficou com 71,03% dos votos válidos, vencendo adversário do PSD

Comandante Moisés Foto: Divulgação PSL

O candidato Comandante Moisés (PSL) venceu a disputa para o governo de Santa Catarina, com 71,03% dos votos válidos, contra os 28,97% do atual deputado Gelson Merísio (PSD).

Até agora foram apurados 74,44% das urnas, com os votos brancos somando 3,66% e os nulos, 8.23%. A abstenção está em 16.94%.

Perfil
O futuro governador catarinense obteve 29,72% dos votos no primeiro turno. Correligionário do candidato à Presidência Jair Bolsonaro, Comandante Moisés se filiou ao PSL no início do ano e disputou a primeira eleição. Ele é coronel da reserva, com mais de 30 anos de atuação no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, em Florianópolis, Criciúma e Tubarão.

Foi comandante de organizações dos bombeiros e ouvidor-adjunto da corporação, além de coordenador da Defesa Civil no estado. Mestre em Direito pela Universidade do Sul, foi professor de direito administrativo e constitucional.

Candidato derrotado
Gelson Merísio conquistou 31,12% dos votos no primeiro turno. Ele está no terceiro mandato de deputado estadual, duas vezes com a maior votação do estado.

Foi duas vezes presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e lançou o Portal da Transparência da instituição. O primeiro mandato foi de vereador em Xanxerê, no interior do estado, eleito em 1988. Nesse período, foi presidente da Câmara dos Vereadores. Foi apresentador do programa de rádio e televisão Controle Geral.