Derrotado no primeiro turno, o candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, desembarcou no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza em meio à festa de correligionários e simpatizantes. Nada disse sobre política, nem eleições. O candidato do PT ao Palácio do Planalto, Fernando Haddad, afirmou que um gesto de apoio de Ciro vai ajudá-lo, amanhã, durante a votação.
Após passar quase três semanas na Europa, Ciro Gomes chegou ontem à noite a Fortaleza com a mulher, Gisele Bezerra. O presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo (CE), e o presidente nacional, Carlos Lupi, participaram da recepção.
Há previsão de uma reunião política ainda neste sábado, em Fortaleza, da cúpula do PDT para definir uma posição pública sobre o segundo turno das eleições. No último dia 10, o partido anunciou “apoio crítico” à candidatura de Haddad. Desde então, o petista mantém elogios à legenda e a Ciro Gomes.
Internamente, no PDT, há consenso que, diante da votação de Ciro Gomes no primeiro turno, obtendo 12,50% dos votos válidos, ele vai ser candidato à sucessão presidencial em 2022.