TRE rejeita pedido da coligação de Sartori para barrar pesquisa Ibope no RS

Neste sábado, Instituto divulga levantamento, às vésperas do segundo turno

Presidente da sigla no Estado, Alceu Moreira. Foto: Karine Viana

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou, no fim da tarde desta sexta-feira, um pedido para suspender a divulgação da última pesquisa Ibope para governo do Rio Grande do Sul. Neste sábado, o Instituto divulga o levantamento, às vésperas do segundo turno.

A coligação “Rio Grande no Rumo Certo”, encabeçada pelo candidato à reeleição, José Ivo Sartori (MDB), questionou a base de dados das pesquisas do Instituto no segundo turno das eleições.

Os partidos alegaram que três pontos divergem da normativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como os critérios de Probabilidade Proporcional do Tamanho (PPT) e de aleatoriedade, o de recorte populacional e, ainda, a falta de fornecimento da íntegra dos dados de pesquisas anteriores. No levantamento mais recente do Ibope, Eduardo Leite (PSDB) apareceu com 59% dos votos válidos, e Sartori, com 41%.

Pela manhã, o presidente estadual da sigla, Alceu Moreira, afirmou, em entrevista coletiva que há irregularidades nos métodos e pediu esclarecimentos do Instituto.

O juiz eleitoral auxiliar Romulo Pizzolatti considerou o questionamento incabível, à primeira vista. “A impugnante não trouxe aos autos nenhum parecer técnico ou documentos elucidativos que pudessem servir, desde logo, ao esclarecimento – e convencimento – judicial sobre as críticas que apresentou”, assinalou.

Coligação vai recorrer

Em nota, a coligação “Rio Grande no Rumo Certo” confirmou que entra, ainda nesta sexta, com um mandado de segurança para tentar reverter a decisão do TRE.

O pedido de liminar deve ser julgado por um desembargador do Pleno do TRE e segue o mesmo embasamento jurídico: a aleatoriedade da escolha dos municípios, o critério para o recorte populacional e o não fornecimento pelo Ibope das pesquisas anteriores.