Posto de saúde assaltado só reabre na próxima semana em Porto Alegre

Reabertura depende de reavaliação da equipe pela Gerência de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, mantenedor da unidade

Foto: Alina Souza/CP

A Unidade de Saúde Barão de Bagé, no bairro Vila Jardim, zona Norte de Porto Alegre, só deve voltar a atender os pacientes na segunda-feira da próxima semana. O local fechou nesta quinta-feira, depois de ter sido alvo de ataque criminoso na tarde de ontem. A reabertura depende de reavaliação da equipe pela Gerência de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, mantenedor da unidade.

O ataque de ontem, segundo o Sindicato Médico do RS (Simers), é a sétima ocorrência policial em postos da Capital em 2018. O Simers contabiliza que foram 12, desde janeiro, em todo o Rio Grande do Sul, e 97 desde 2014.

Nos últimos quatro anos, Porto Alegre registrou 61 ocorrências em postos de saúde. “Nossa luta pela questão da segurança é muito antiga. Perto de 20 anos que o sindicato faz reivindicações em relação a segurança dos trabalhadores e da população que vai ao atendimento junto com seus familiares”, disse a presidente em exercício do sindicato, Maria Rita de Assis Brasil.

O sindicato exige mais rigor por parte dos órgãos de segurança pública e da Prefeitura. O órgão defende, inclusive, o uso de detectores de metais e câmeras internas e externas de monitoramento para inibir crimes.

Arrastão no posto

Na tarde passada, três criminosos fizeram um arrastão no posto de saúde. Segundo a Brigada Militar (BM), os assaltantes ingressaram pelos fundos do espaço e renderam os funcionários – cerca de 20 no momento do ataque.

Ameaçando os trabalhadores, eles levaram todos os pertences das vítimas, inclusive de pacientes em atendimento. Os assaltantes ainda roubaram um veículo em frente ao posto.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que foram roubados coletes de agentes comunitários de saúde. Por esse motivo, a Pasta orienta que a população solicite, sempre, o crachá de identificação.