Porto Alegre passa a vacinar jovens contra o sarampo em escolas e universidades

De acordo com a SMS, 80 mil doses extras ficarão disponíveis a partir de hoje

Imagem: Laura Gross/Rádio Guaíba

Começou, na tarde de hoje, a imunização de jovens e adultos de 15 a 29 anos contra o sarampo, em Porto Alegre. A primeira atividade ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo de Ornellas, na vila Aparício Borges. Aproximadamente 25 alunos receberam as doses.

A medida é parte do Plano de Enfrentamento do Sarampo da Secretaria Municipal da Saúde. A meta é avaliar a situação vacinal e atualizar a imunização de pessoas dessa faixa etária por meio de ações realizadas em 120 escolas, quartéis e universidades. O cronograma completo ainda vai ser divulgado pela Pasta.

Porto Alegre já registra 36 casos confirmados da doença, sendo 29 deles entre pessoas entre 15 e 29 anos. Mais de 70% delas não se vacinaram. Por conta disso, 80 mil doses extras da vacina ficarão disponíveis a partir de hoje. O secretário da saúde Erno Harzheim, fala que é preciso fazer um bloqueio da expansão do vírus.

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba. Ela integra o calendário vacinal do país e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas com idade entre 1 ano e 49 anos.

Até 29 anos, devem ser administradas duas doses; entre 30 e 49, uma dose é suficiente. Caso as duas doses já tenham sido feitas, não é preciso dose extra da vacina.