Porto Alegre deve ter chuva e vento forte até sábado

Risco maior é para o leste do Rio Grande do Sul, onde o vento pode atingir 100 quilômetros por hora

Foto: Joel Vargas/PMPA

A chuva deve retornar a Porto Alegre entre amanhã e sábado. A precipitação não deve ser volumosa, mas pode vir acompanhada de vento forte. A estimativa é de 20 a 30 milímetros, com rajadas de até 80 quilômetros por hora, conforme o sistema Metroclima.

O risco maior é para o leste do Rio Grande do Sul, onde o vento pode atingir 100 quilômetros por hora em função de um ciclone que age sobre o Oceano Atlântico. Na primavera, a situação é comum nos estados do Sul, conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul.

Nesta sexta, o grupo de trabalho criado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior para monitorar os prognósticos climáticos se reúne para monitorar a situação.

Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), já destacaram equipes de plantão. Já o Centro Integrado de Comando (Ceic) vai atuar articulação com esses órgãos e o monitoramento das imagens disponíveis.

Previsão do tempo

Nesta sexta-feira 26, a chuva ganha intensidade, tornando provável a formação de temporais em Porto Alegre – o que pode ocorrer a qualquer momento do dia. Além disso, há potencial para alagamentos pontuais e, por conta do tempo fechado, as temperaturas devem ficar baixas.

No sábado, a previsão é de tempo fechado e chuvoso. Há risco de vento forte, sobretudo no litoral. A região Metropolitana e Porto Alegre também podem sofrer transtornos e a temperatura só deve voltar a subir na metade da próxima semana.

Guaíba

O nível do Guaíba chega a 1m no Cais do Porto e a 1,42m na região das Ilhas, ambas as medições dentro da normalidade.