Operação combate lavagem de dinheiro e organização criminosa em Pelotas

Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Pelotas, Capão da Canoa e Charqueadas

Operação combate lavagem de dinheiro e organização criminosa em Pelotas | Foto: Policia Civil / Divulgação / CP

Após sete meses de investigações, a Polícia Civil, a partir da Delegacia de Furtos, Roubos e Capturas de Pelotas, deflagrou na manhã de hoje a Operação Delete, que tem como foco os crimes de formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro. O alvo da operação é um grupo criminoso estruturado, principalmente, para a prática do tráfico de drogas, e que se especializou em utilizar técnicas para otimizar os valores oriundos das práticas criminosas.

O grupo investigado possui como base a estrutura de uma família conhecida pelo envolvimento com ações criminosas, e tem como principal liderança um indivíduo que se encontra recolhido na PASC. Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em três municípios do Estado: Pelotas, Capão da Canoa e Charqueadas. Também foram decretados pelo poder judiciário o sequestro de cinco imóveis e o bloqueio de 14 contas bancárias. Foi comprovado durante as investigações que o grupo negociou, nos últimos 5 anos, diversos imóveis no Litoral Norte gaúcho e no Paraná.

Somente no ano de 2018, foram negociados cinco imóveis em Capão da Canoa (um deles alvo da operação, inclusive).

Além dos imóveis, também são alvos da operação os veículos do grupo, em sua maioria automóveis de luxo, com valor de mercado superior a R$ 100 mil.