Saúde passa a vacinar jovens e adolescentes contra o sarampo em escolas de Porto Alegre

Dos 36 casos confirmados da doença em Porto Alegre, 94% envolvem pessoas entre 15 e 29 anos; mais de 70% delas não se imunizaram

A Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar, a partir desta quinta-feira, a vacinação de adolescentes e jovens adultos de 15 a 29 anos em escolas de Porto Alegre.

A partir das 14h, uma equipe da Atenção Primária da Saúde vai imunizar alunos e funcionários dessa faixa etária da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo de Ornellas, na vila Aparício Borges. A instituição conta com 50 alunos com idade entre 15 e 20 anos.

A medida é parte do Plano de Enfrentamento do Sarampo da SMS. A meta é avaliar a situação vacinal e atualizar a imunização de pessoas dessa faixa etária por meio de ações realizadas em 120 escolas, quartéis e universidades.

“Dos 36 casos confirmados da doença em Porto Alegre, 94% são de pessoas entre 15 e 29 anos, e mais de 70% delas não vacinadas”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim.

A vacina contra sarampo é a tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba. Ela integra o calendário vacinal do país e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas com idade entre 1 ano e 49 anos.

Até 29 anos, devem ser administradas duas doses; entre 30 e 49, uma dose é suficiente. Caso as duas doses já tenham sido feitas, não é preciso dose extra da vacina.