Quase 20 mil fazem fila por vaga de trabalho na Capital

Feira de Oportunidades Total ocorreu em um empreendimento comercial no bairro Floresta

Foto: Guilherme Testa/CP

Quase 20 mil pessoas fizeram fila, até as 18h de hoje, em busca de uma vaga de emprego na Feira de Oportunidades Total realizada nesta quarta-feira no segundo andar do Shopping Total, no bairro Floresta, no 4º Distrito de Porto Alegre. A iniciativa oferece 1,4 mil vagas de trabalho com salários de R$ 1 mil a R$ 4 mil e a formação de um banco de currículo destinado aos lojistas para as contratações de fim do ano.

A gerente Comercial e de Marketing do Shopping Total, Sílvia Rachewsky, afirmou que as pessoas estão esperançosas com a recuperação da economia e “muito a fim de trabalhar”. O feirão reuniu entidades como o Sindilojas Porto Alegre, o Senac/RS, o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), o Sine e o CIEE.

“As empresas receberam os currículos dos candidatos e vão cadastrar no sistema. Depois disso, elas farão o direcionamento do trabalhador para as empresas”, destacou Sílvia.

Ela informou que a ideia é que a Feira de Oportunidades possa ser realizada duas vezes ao ano. Os candidatos receberam dicas de como se portar em uma entrevista de emprego, de como preencher um currículo e orientações para empresas em busca de mão de obra.

O primeiro candidato chegou na fila ainda durante a madrugada de quarta-feira, por volta 0h30min. Morador de Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre, Douglas Vieira Galvão, disse que está há sete meses desempregado e procura por uma vaga na área de cozinha.

“Estou com esperança que vou conseguir uma colocação”, comentou o jovem depois de aguardar quase dez horas pelo atendimento na Feira de Oportunidades do Total.

Já os irmãos Jady e Mateus Ferreira Viana, de Esteio, chegaram às 4h30min no estabelecimento comercial. “Estamos desempregados há um ano e não vamos desistir de buscar uma colocação no mercado de trabalho”, ressaltou Jady.

Durante o evento, também ocorreu a divulgação de cursos, orientações sobre seguro desemprego, mercado de trabalho, agendamento para confecção da Carteira de Trabalho, divulgação de vagas de estágio e efetivas.

Foram oferecidas vagas de auxiliar de estoque; de inventários; de logística e de produção e de serviços gerais. A feira ofereceu ainda a colocação para gerentes de loja; operadores de loja e de caixa; promotoras; porteiros; vendedores e telemarketing.

*Matéria atualizada às 18h40min para inclusão do número final