O economista Paulo de Tarso Pinheiro Machado entregou o cargo de secretário de Planejamento e Gestão de Porto Alegre nesta terça-feira. Ao alegar motivos pessoais, Pinheiro Machado teve desligamento confirmado pelo Paço Municipal. É a 26ª baixa do governo do prefeito Nelson Marchezan desde janeiro de 2017. Em nota, a Prefeitura destacou o trabalho realizado por Paulo de Tarso como a entrega da Lei Orçamentária Anual 2019.
Após ter presidido a CEEE, Pinheiro Machado foi empossado secretário de Planejamento e Gestão no fim de abril. Na ocasião, o economista substituiu José Alfredo Parode, que esteve à frente da pasta desde o início da gestão. A Prefeitura ainda não informou o substituto para o cargo.
Ligado ao PSDB, Paulo de Tarso Pinheiro Machado é cotadíssimo para integrar eventual governo de Eduardo Leite, em caso de eleição do candidato tucano.
Na semana passada, Antônio Gornati já havia anunciado a saída do Escritório de Eventos da Prefeitura de Porto Alegre. Ele era diretor e afirmou que a decisão também ocorreu de forma exclusivamente pessoal, e que atendeu a um convite irrecusável para retornar à iniciativa privada.
Confira nota da Prefeitura:
“O secretário da Municipal de Planejamento e Gestão, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, pediu sua exoneração nesta terça-feira, 23, para tratar de assuntos pessoais. O economista conversou ainda pela manhã com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, que aceitou o pedido. Pinheiro Machado esteve à frente da SMPG de 24 de abril a 23 de outubro. Nesse período, apresentou a reforma administrativa, entregou a Lei Orçamentária Anual 2019 – baseada no orçamento realístico –, e aperfeiçoou o setor de Patrimônio Imobiliário.”