Secretário de Planejamento de Porto Alegre pede demissão

Economista Paulo de Tarso Pinheiro Machado eleva para 26 total de baixas do governo Marchezan

Em abril, Paulo de Tarso Pinheiro Machado havia sido empossado. Foto: Eduardo Beleske/PMPA

O economista Paulo de Tarso Pinheiro Machado entregou o cargo de secretário de Planejamento e Gestão de Porto Alegre nesta terça-feira. Ao alegar motivos pessoais, Pinheiro Machado teve desligamento confirmado pelo Paço Municipal. É a 26ª baixa do governo do prefeito Nelson Marchezan desde janeiro de 2017. Em nota, a Prefeitura destacou o trabalho realizado por Paulo de Tarso como a entrega da Lei Orçamentária Anual 2019.

Após ter presidido a CEEE, Pinheiro Machado foi empossado secretário de Planejamento e Gestão no fim de abril. Na ocasião, o economista substituiu José Alfredo Parode, que esteve à frente da pasta desde o início da gestão. A Prefeitura ainda não informou o substituto para o cargo.

Ligado ao PSDB, Paulo de Tarso Pinheiro Machado é cotadíssimo para integrar eventual governo de Eduardo Leite, em caso de eleição do candidato tucano.

Na semana passada, Antônio Gornati já havia anunciado a saída do Escritório de Eventos da Prefeitura de Porto Alegre. Ele era diretor e afirmou que a decisão também ocorreu de forma exclusivamente pessoal, e que atendeu a um convite irrecusável para retornar à iniciativa privada.

Confira nota da Prefeitura:

“O secretário da Municipal de Planejamento e Gestão, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, pediu sua exoneração nesta terça-feira, 23, para tratar de assuntos pessoais. O economista conversou ainda pela manhã com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, que aceitou o pedido. Pinheiro Machado esteve à frente da SMPG de 24 de abril a 23 de outubro. Nesse período, apresentou a reforma administrativa, entregou a Lei Orçamentária Anual 2019 – baseada no orçamento realístico –, e aperfeiçoou o setor de Patrimônio Imobiliário.”