Restaurante panorâmico da orla do Guaíba é inaugurado em Porto Alegre

Local tem capacidade para atender 250 pessoas simultaneamente

Foto: Ricardo Giusti/PMPA.

O Restaurante 360 POA Gastrobar, localizado no trecho revitalizado da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, foi inaugurado oficialmente na manhã desta terça-feira. A área do restaurante panorâmico é a mais nobre para exploração comercial da Orla Moacyr Scliar, instalada junto ao ancoradouro para embarcações turísticas.

Segundo o empresário Edemir Simonet, foram investidos cerca de R$ 800 mil nos três meses de preparativos até a abertura para o público. O complexo foi construído dentro do Guaíba e tem capacidade para atender 250 pessoas simultaneamente, em uma estrutura metálica e de vidro voltada para o lago. O projeto arquitetônico interno e do deck é assinado pelos arquitetos Alexandre Viero, Sheila Bittencourt e Silvia Benedetti. “Hoje estou retribuindo um pouco do que essa cidade já me deu’’, disse Simonetti.

No último final de semana, o espaço abriu de maneira experimental e uma fila se formou para conferir a mais nova atração da Orla Moacyr Scliar e o pôr do sol do Guaíba. No cardápio do 360 POA estão produtos locais, que representam a identidade gaúcha, como o butiá, queijo serrano, defumados e cortes diferenciados de carne.

Além do restaurante panorâmico, o próximo estabelecimento a entrar em funcionamento na nova orla é o bar 1, Sheik Burguer, especializado em comida árabe. O local deve abrir na segunda quinzena de novembro. Os bares 2 e 3 começam a operar em dezembro. O bar 4 deverá iniciar as atividades em 2019.

O primeiro trecho do Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba, a Orla Moacyr Scliar foi entregue aos porto-alegrenses no dia 29 de junho. Desde então, cerca de 50 mil pessoas passam por lá nos fins de semana de tempo bom. A área tem posto permanente da Guarda Municipal e contará com um total de 41 câmeras de videomonitoramento. Orçado em R$ 71 milhões, o trecho 1 da orla foi obra projetado pelo arquiteto Jaime Lerner e executado com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina.