Prefeitura da Capital interdita loja que desbloqueava celulares no Centro Popular de Compras

De acordo com a SMDE, esquema criminoso oferecia software (ao custo de R$ 15) no local

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) interditou hoje a loja 558 do Centro Popular de Compras, no Centro Histórico de Porto Alegre. A ação teve por finalidade o fechamento do estabelecimento devido ao descumprimento do artigo 33 da Lei Complementar n° 12/75, que proíbe a licença de localização por funcionar em desacordo com o alvará.

De acordo com a SMDE, no local um esquema criminoso oferecia um software (ao custo de R$ 15) que conseguia liberar o uso de celulares bloqueados por roubo, furto ou extravio. Esse desbloqueio ocorre com a substituição do número de IMEI, realizado pelo software, liberando o acesso imediato ao aparelho.

“A população deve ter plena noção dos riscos que corre na aquisição de produtos falsos, não certificados, ilegais, proibidos e roubados. Além de estar fomentando a ampliação da violência e do crime organizado e prejudicando quem trabalha na legalidade”, expõe o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos.

Conforme o diretor de Promoção Econômica, Luís Antônio Steglich, qualquer tipo de irregularidade percebida ou conhecida pelo cidadão deve ser denunciada. “São realizadas ações de fiscalização rotineiras no Centro Popular de Compras, porém contamos que o cidadão faça a sua parte e denuncie irregularidades através dos nossos canais de relacionamento da Prefeitura”, sustenta Steglich.